quarta-feira, agosto 13, 2008

Nevo congenito

Ontem recebi uma noticia que me deixou bastante triste:(
Nevo congénito, é o nome do sinal de nascenca no dedo do pé que a minha filha tem.
Quando ela nasceu não tinha nada, porque este tipo de sinal fica da côr da pele, quando a menina tinha um mês apareceu uma pinta e depois uma mancha, nunca gostei daquele sinal, sempre que olhava para ele sintia uma angustia, um nervoso miudinho,quando alguem perguntava o que era ou comentava o sinal, eu não gostava e apesar de eu dizer que não gostava daquele sinal e que queria removê-lo as pessoas comentavam:
-Á coitadinha, até fica giro.
Giro o tanas.....

O que é?

É um tumor benigno composto por células pigmentares (melanocíticas). São conhecidos popularmente como sinais, pintas ou verrugas, dependendo do seu tipo. Podem estar presentes desde o nascimento ou surgirem com o passar dos anos.
Nevo melanocítico congênito

Ou seja, a minha menina vai ter que ser acompanhada no H. STª Maria mensalmente porque tem que estar sobe vigía, ela é muito pequenina para lhe removerem esse maldito sinal e quando o fizerem tem que ser gradualmente, agora aguardo ansiosamente que me chegue uma carta do hospital a dizer o dia da consulta.....

12 comentários:

María disse...

Oh, Miga....bem tu dizias que não gostavas nada do sinal :(

Mas olha, ela está bem acompanhada, o serviço do Sta Maria é impecável e vais ver que tudo vai correr bem.

Bjnhos muito grandes

Unknown disse...

Não fikes assim Catarina :(
Pensamento positivo e crer que tudo se vai resolver pela melhor e para o bem da tua princesa!

bjs grandes

Anónimo disse...

Olá mamã!
Não fiques ansiosa, pois vais ver que tudo se irá resolver da melhor maneira.
Quando fores à consulta irás sentir-te mais tranquila e aí poderás esclarecer todas as tuas dúvidas. Ela ainda é muito pequenina para remover o sinal, lá isso é verdade. Mas os médicos irão aconselhar-te o melhor para ela.
Bjs

Inês disse...

Oh, que chatice :(
Mas vais ver que vai correr tudo bem.
Bjs

Nucha disse...

O importante, Catarina, é que se detectou precocemente e agora vais poder acompanhar a evolução para não teres nenhum susto maior.
Vai correr bem! Força!

Um grande beijinho

csr disse...

Acho que é a primeira vez que deixo um comentário, mas venho aqui espreitar há já algum tempo, os nossos mais novos nasceram no mesmo dia.
O que me leva a deixar algumas palavras hoje é o facto do meu mais velho ter nascido com um nevus na região pariental esquerda com 4x3 cm, claro que hoje está maior, tem cerca de 7x6 cm visto ir crescendo à medida que o perimeto cefálico vai aumentando. Tal como tu o choque inicial foi terrivel e o facto de não ter muita informação ainda me deixava mais angustiada, mas depois da primeira consulta no hospital do desterro e de me terem explicado o que era, como era formado e quando e porque é que tinha de ser removido fiquei mais calma, não tranquila, pois é alguns aspectos que nos deixam sempre inquietos, no caso do Más a cirurgia. fazemos dermatoscopia digital para vigiar o desenvolvimento do dito, visto no interior ter células "instaveis".
O sinal do Más sempre foi visivel e como era na cabeça foi muito constrangedor ouvir comentários sobre o assunto. hoje o cabelo tapa(na zona nunca nasceu cabelo, é totalmente careca) e não se vê. tá lá, é para remover.
Sei o que sentes, sei a tua angustia, deixo-te um beijo de animo e coragem.

Verusca disse...

Catarina... percebo perfeitamente a tua angústia... mas acho que o importante é ter sido detectado precocemente... vai ser acompanhada... e tens de confiar nos médicos e colocar todas as tuas dúvidas para te sentires mais confiante.

Ela é linda... e ele tb!! lol

Parabéns atrasados pelos 4 aninhos do Afonso!!

Beijocas grandes

Amélia Batista disse...

Que chatice! Realmente, cada dia aparece uma doença diferente, algo de que nunca ouvimos falar e que só aparece para nos trazer problemas. Espero que tudo corra pelo melhor, sinceramente.
Beijinho e boa semana.

Paula Sofia Luz disse...

olha que coisa...nunca tinha ouvido falar (:
vai correr tudo bem. bjs

Anónimo disse...

oi Catarina,só passo aqui pra te relatarque minha filha Vitória de 9 anos tinha nevo congenito,uma mancha generosa no lado esquerdo do peito,fizemos acompanhamento médico durante um ano e em março passado fez cirurgia para retirada do nevo,pois apresentava algumas modificações,e tamanho maior que o desejavel,quando na primeira consulta tivemos o diagnóstico,me desesperei,mas graças a deus deu tudo certo e ela reagiu super bem ao pós operatório,ainda tem consultas regulares no hospital,mas creio que o pior já passou,amiga é preciso coragem e força,e acho que foi por isso que deus nos escolheu pra termos os filhos,pois ante as dificuldades q ue vemos aflorar a força de luta q existe em nós mulheres,quero te desejar tudo de bom a ti e tua pequena,força amiga fé em deus que tudo se resolve.

Inês de Castro disse...

Oh minha querida...força. Vais ver que vai correr tudo bem.

beijocas

Anónimo disse...

olá amigas eu sou a patricia tenho um filho de 1 ano e 4 meses, e passei e passo pelo mesmo caso da nossa amiga meu filho nasceu com uma mancha enorme no rosto, fico constrangida quando falam, mas tenho fé em deus e nós medico que em breve irei tirar, ele esta fazendo acompanhamento no hospital sao paulo lá e muito bom, ficam com deus bjsss