quarta-feira, setembro 10, 2008

sexualidade infantil

Hoje,a caminho de casa no carro o meu filho sai-se com esta:
-sabes mãe, já não namoro com a Contaça!
-Ai não filho, então chatearam-se?
-não, é que ela não me dá beijinhos e agora a minha namorada é a Inês.
-Ai é? então e a Inês, já te dá beijinhos?
-Sim mãe, muitos, e na boca ( e ri-se)
-Na boca filho!!!!!e a P. e a C. não se zangam?
-elas não vêm mãe,nós vamos para a casa de banho e escondemo-nos bem lá no fundo ao pé do lixo e sabes uma coisa mãe, a minha pilinha fica muita dura....

Resumindo...eu mudei de assunto porque não sabia o que responder e tambem não quis alimentar mais a conversa, amanha aconselho-me com a educadora

9 comentários:

María disse...

Ai Catarina que estou aqui quase a ter um xilique!

O quê????????????????????
Aos 4 anos????????????
Olha, vou proibir o David de fazer 4 anos! Não há festa, acabou!!!!!!! Vai ter 3 para sempre!!!!!!!!!!!!

Olha, estou escandalizada!

Não sei se ria ou se chore!

E olha que eu também não respondia....por nem ter reacção...mas que teria uma conversa com a educadora teria sim.....

Bjnhos grandes

Unknown disse...

Deixa-lá que o teu Afonso n é o único a ficar com a p***** dura,o mesmo acontece ao Gonkas quando tenta dar-me bjs na boca.

É reacçao ao momento :(

bjs

Amélia Batista disse...

Ai estes míudos agora são mesmo o máximo. Parece que já nascem a saber tudo. Mas não te preocupes. Nestas idades isso é normalissimo.
Beijinho.

Anónimo disse...

ah ah ah ah...
Fantastico!!!!
Estou aqui no escritorio a rir-me sozinho como um tolinho.
É demais!
Parabens! o miudo é fantastico!
Bjinhos.Pedro

Aninhas disse...

Ai meu Deus!!
Não acredito!!!!!!!!!!!!
Como pode????
Nada a fazer!
Bjo;))

Trapilha disse...

Bemmm...
e eu que já não vos lia à tanto tempo, fiquei agora de boca aberta, lololol
Esse miúdo está muito à frente, caramba!?
Ah grande Afonso!

Inês disse...

Homens!!!!

:D Já me fartei de rir (porque foi contigo, claro, porque se fosse aqui ficava sem reacção)

Bjs

Isália disse...

Bem...vai ser uma conversa que vais ter de ter com ele...apesar de ser dificil...boa sorte

Susana Sousa disse...

Olá
O meu nome é Susana Sousa, fiz o mestrado em sexologia e dediquei a minha tese à sexualidade infantil.
Esta mensagem serve para lhe transmitir alguns conhecimentos que penso que podem ajudar:
O seu filho, como todas as crianças do mundo, está anatómica e fisiológicamente "preparado" para a resposta sexual humana, com as manifestações que lhe são próprias: erecção (no seu caso) e lubrificação (meninas) desde que estava in útero.

Por outro lado, também psicilógica e socialmente falando, ele se está a desenvolver sexualmente e ainda bem! Não serve a sexualidade para sermos pessoas felizes? Para amarmos e nos sentirmos amados e desejados? Nós, adultos (socialmente e culturalmente influenciados pelos mitos, preconceitos e falsas ideias religiosas)é que costumamos atribuir à sexualidade apenas a componente reprodutiva ou a erotização adulta que não se aplica às crianças nem aos idosos.
A infância, como todas as fases do ciclo vital (inclusivae a velhice) é sexualizada. E como marcas da boa saúde sexual infantil temos as suas manifestações: perguntas, curiosidade (mostrar, espreitar) e comportamentos (beijar, tocar, imitar ou reproduzir comportamentos adultos, auto-estimulação). As conversas com os pais são muito importantes e reveladoras de um bom relaciomento de apego infantil basilar para as relações na vida adulta.
Importa transmitir uma visão positiva da sexualidade, dar informações verdadeiras, adequadas à sua compreensão, com vocabulário correcto. Mas não é preciso passar-lhe uma enciclopédia para as mãos! Apenas responder com naturalidade e não fujir à questão. Como se a pergunta fosse de outro tema mais correntemente falado em casa.
Em relação aos comportamentos, é importante explicar o conceito de intimidade. Ou seja, explicar que a auto-estimulação (masturbação), é natural, saudável e até faz bem se a desejar. Contudo deve ser praticada no seu quarto quando estiver sozinho(a), e em segurança não usando nenhum objecto que possa magoar.
Atenção, a repressão dos comportamentos sexuais infantis por parte dos pais podem originar consequÊncias nefastas para a sexualidade do adulto (razão pela qual muitas mulheres adultas têm desejo sexual hipoactivo).

Também é fundamental fazer em casa prevenção do abuso sexual infantil. O principal papel é dos educadores. Ensinar a dizer não a comportamentos de risco de invasão dos direitos da criança ao seu próprio corpo e sexualidade é fundamental. Deixo-vos uma frase horrível proferida por um abusador sexual infantil para que sempre se lembrem dela:

Os pais, são os principais culpados por não educarem os seus filhos acerca da sexualidade. Assim, eu próprio o fiz.

Qualquer coisa, disponham,
Susana de Sousa