segunda-feira, julho 05, 2010

hiperatividade....será???

É uma duvida que me coloco há muito tempo,mas tento sempre de arranjar maneira para desculpar as atitudes do Afonso ou seja, o maior cego não é aquele que não vê mas sim aquele que não quer ver.
Começou quando completou 1º ano de vida, deixou de ter um sono seguido mas sim repartido.
No 2º ano de vida, na consulta de rotina queixei-me que o Afonso não dormia de noite e no infantário não deixava os meninos dormirem a sesta... mas o pai já via algo de estranho no comportamento do menino que eu me recusava a ver.
Sempre foi uma criança muito dócil,muito meiga, incapaz de magoar alguém.
Quando completou o 3º ano eu descobri que estava gravida e coincidiu também a mudança de escola, a adaptação foi otima pois ele sempre foi muito sociável, a ideia de ter um mano ou uma mana também o deixou felicissimo pois ja mo pedia á muito.
As queixas começaram.....
Mãe, estou a contar uma história e enquanto os meninos estão todos sentados no tapete a ouvir o Afonso anda ás cambalhotas no tapete.
Mãe, pergunto as cores ao Afonso e ele não tem atenção nenhuma, troca tudo...
Mãe, o Afonso não tem concentração nenhuma, anda sempre para cá e para lá e não para,
O Afonso, ainda não acabei de falar já me está a responder,
O Afonso é sempre o ultimo a acabar de comer,
Blá blá blá
As desculpas eram fáceis, mudou de escola, teve uma mana, são mudanças de mais para uma crianca.
Fez 5 anos, mudou para uma escola óptima, muito conhecida pelo excelente ensino,pensava eu que isto tudo ía melhorar,pois culpava a outra escola de não ter paciencia para ele.

ENGANEI-ME REDONDAMENTE

Pois piorou tudo, as queixas aumentaram, os castigos passaram a ser diários, enquanto os outros meninos acabam os trabalhos num dia o meu filho distrai-se tanto,fala tanto, brinca tanto, que demora uns dois dias para fazer um trabalho, não consegue estar sentado numa cadeira mais de 5 minutos, tornou-se conflituoso e agressivo,até já está referenciado ao professor que o vai receber no 1º ciclo.
17 Julho, vacina dos 5/6 anos e consulta de rotina na NOVA médica de família, que vergonha que passei nesse dia....
A Dr pergunta:
O seu filho é sempre assim?
Nem conseguem imaginar o que ele fez lá dentro...
É Dr, já não sei o que fazer, eu dou-lhe palmadas eu ponho-o de castigo e nada, estou exausta
Então vou manda-lo para um pedopsiquiatra (depois de o ter estado a analisar uns 45 minutos) a mãe vai receber em casa uma cartinha com a morada e o dia.
Nesse dia caiu-me tudo, já recebi a carta,é ainda este mês , ate foi rápido agora é só esperar pelos exames que lhe hão-de fazer.
Entretanto fui á reunião de fim da ano para receber os trabalhos dele, e a avaliação do Afonso é satisfaz, no comportamento é não satisfaz, as professoras de inglês, ginástica e educadora frisam nas observações que o Afonso tem dificuldade em respeitar as regras da sala de aula,destabiliza o funcionamento da turma,provoca frequentemente conflitos com os colegas bla bla bla

Eu sou a favor da disciplina e dos castigos,pois detesto ver crianças mal educadas e mal comportadas, depois fico apreensiva como mãe, aonde é que eu falhei? o meu filho não era assim, era mexido mas não conflituoso e muito menos agressivo e até passa por mal educado por não cumprir as regras, mas depois apodera-se de mim um sentimento de pena, que me está a fugir pelas mãos o controlo que eu tinha nele, pensar que está na escola e não o posso proteger e dizer:
Mas ele não era assim.....

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Catarina,
n podes pensar q falhas ou falhastes cm mãe pq estarás a pensar errado.Pensa apenas que serão fases pelas quais o Afonso estará a passar mas que convém saber as origens das mesmas.
Falando hipoteticamente,não será hiperactividade?

jokitas

PS:são ambos lindos!!!

Vanessa disse...

Olá amiga!
Vim eu aqui deixar um beijo de parabéns pelo aniversário do Afonsinho e, deparo-me com esta tua angústia. Custa a crer que estás a falar do Afonso que conheci, realmente. Infelizmente, ao contrário do que muita mãe pensa ou simplesmente, não quer ver, os nossos filhos não são sempre prvisíveis. Têm fases boas e fases menos boas (o meu tem tantas, meu deus!). É possível que ele esteja a apresentar sinais de défice de concentração mas sinceramente, ao ler a parte das queixas, fiquei com dúvidas se tanta referência ao comportamento dele, não o fará sentir-se "marginalizado" e isso o torne mais indisciplinado. Deves ficar atenta amiga, mas nunca deixes que o teu filho se aperceba que o comportamento que está a ter nesta fase (acredito mesmo que seja só uma fase) te deixa angustiada. Ficas logo na mão dele se ele se apercebe, não deixes! ;)

Beijo grande e saudoso para vocês e muitos parabéns ao Afonso!

Ps: Se te consola saber, o L. SEMPRE foi indisciplinado dentro de casa. Na escola, parece um escoteirinho!
Lido com esta criaturinha de "dupla personalidade" partindo do princípio que:
Não sou, não quero ser, não tenho nem quero ter, Mãe&Filho/a perfeitos.